Ação Empresarial pela Cidadania - PE

Notícias

Encontro Territórios AEC consolida projeto

01 de Novembro de 2010



O Instituto Ação Empresarial pela Cidadania (AEC) promoveu o segundo Encontro Territórios AEC, no último dia 27, na sede da associada Federação das Indústrias de Pernambuco  (FIEPE), para dar continuidade a implantação do projeto Ação em Rede para o Desenvolvimento de Mercados Inclusivos, pertencente ao programa Territórios AEC. Estiveram presentes no encontro 13 representantes de empresas associadas ao instituto.

A abertura foi feita pela superintendente do AEC, Saritta Brito, que tornou comum as articulações realizadas com CONDEPE/FIDEM, Instituto Fecomércio e prefeituras dos municípios pré-selecionados - Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma e Igarassu. Nesta etapa do projeto, inicia-se o levantamento e identificação do perfil das comunidades com potencial para implantação do projeto.



Para implantar o projeto, o apoio da Alcoa, Myrá, Colmeia Arquitetura e Engenharia, Itamaracá Transporte, Usina São José e Shopping Recife foram fundamentais na articulação de contatos, elaboração de instrumentos e critérios necessários a implantação das atividades previstas nessa primeira etapa do projeto.

Além de dar continuidade as ações encaminhadas desde o último encontro, foi apreciada a proposta do GT Sul de organizar o trabalho da Rede AEC a partir da formação de comitês. Para isso, os associados interessados em participar das ações do projeto deverão escolher se engajar em 3 tipos de comitê (ação comunitária, fundo institucional e gestão e sistematização) através de um termo de adesão encaminhado pelo instituto.

“Nesta etapa do Territórios AEC, a participação dos empresários é fundamental para dar início a troca de expertise entre a comunidade e a empresa. Através da participação nos comitês, elas podem contribuir com know-how e visão estratégica, além disso a experiência do projeto trará as empresas aprendizado com a problemática social, consumo e mercado nessas comunidades”, destaca Saritta Brito. 



Para a presidente da Bandeirantes Mídia Exterior, Marília Santos, o encontro trouxe mais autonomia para o grupo. “Tenho o sentimento de que o projeto está andando e que o formato é mais produtivo. É um grande avanço para o Territórios AEC”, elogiou.

A dinâmica de trabalho do Territórios AEC teve a aprovação do sócio-diretor da Myrá, Marco Túlio. “A evolução do projeto deve ocorrer de forma natural. Devemos ter cuidado para não avançar com pressa e nem ir muito devagar. Estávamos numa etapa de definições do projeto e, agora, é a fase de definir nossos compromissos”, afirmou.

A próxima reunião do Territórios AEC está marcada para o dia primeiro de dezembro. Os encontros serão realizados mensalmente para acompanhar as ações da rede na implantação do projeto.




Plano4

Rua Dona Maria César, 170, Sala 102-D, Edf. Luciano Costa - Bairro do Recife | CEP 50030-140

(81)3424 9282 cidadania@acaoempresarial.org.br