Ação Empresarial pela Cidadania - PE

Notícias

Brasil se destaca no uso de energias renováveis

31 de Outubro de 2012

 Energia renovável é aquela gerada a partir de recursos naturais (como sol, vento, chuva), ou seja, inesgotáveis, tendo disponibilidade (no presente e no futuro) garantida e menor impacto ambiental. O Brasil possui um dos maiores programas de energia renovável do mundo, que envolve a produção de álcool combustível a partir da cana de açúcar, e é líder mundial no uso de fontes renováveis de energia. Atualmente o etanol representa 18% dos combustíveis automotivos do país. 
 
As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos: permanentes e temporários. O primeiro é o grupo dos recursos naturais, que utilizam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar que é usada na fabricação do etanol e a mamona na fabricação do biodiesel. Já o segundo, é o dos não-renováveis, ou seja, os combustíveis fósseis, como o petróleo, gás natural e o carvão.

As principais fontes de energias renováveis são o sol (energia solar), vento (energia eólica), rios e correntes de água doce (energia hidrelétrica), mares e oceanos (energia maremotriz), matéria orgânica (biomassa) e o calor da terra (energia geotérmica).




 
A energia hidroelétrica é produzida em barragens construídas em cursos d’água.  Ela parte da precipitação que forma os rios, que, por sua vez, são represados, e a água desses rios faz girar as turbinas que produzem a energia elétrica. As usinas hidrelétricas produzem mais de 90 % da energia elétrica consumida do Brasil. 
 
Já a energia de biomassa se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica, sendo possível obter o biogás, bioálcool e o biodiesel. Este último é interessante, pois pode ser obtido através do girassol, do amendoim, da mamona ou das sementes de algodão, e acaba aliviando os aterros sanitários e reduzindo a poluição atmosférica. 
 
A energia solar é obtida pela luz do sol e pode ser captada com painéis solares. Esses painéis fotovoltaicos convertem diretamente a energia luminosa em energia elétrica. Esta energia não é tão utilizada, pois os custos de instalação são altos. Em vários estados brasileiros, a energia solar é convertida para o aquecimento de água nas residências e também no comércio.
 
Energia eólica é gerada com a utilização dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. É uma energia renovável e limpa, mas ainda é pouco utilizada. O Brasil tem um grande potencial eólico concentrado no nordeste e nas regiões litorâneas.
 
De acordo com os dados do Ministério de Minas e Energia, 46% de toda energia produzida no país tem origem de fontes alternativas. 
 
A Queiroz Galvão Energias Renováveis (QGER) é uma das empresas que atua no mercado de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Está em processo de construção de dois parques eólicos no Ceará e um no Rio Grande do Norte. 
 



Plano4

Rua Dona Maria César, 170, Sala 201-C, Edf. Luciano Costa - Bairro do Recife | CEP 50030-140

(81)3424 9282 / 3424 9613 cidadania@acaoempresarial.org.br