Ação Empresarial pela Cidadania - PE

Histórico


O Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, surgiu em 1999, a partir do Projeto Ação Empresarial pela Cidadania proposto por lideranças brasileiras no âmbito do Programa LIP - Leadership in Philanthropy, uma iniciativa da Fundação Kellogg para desenvolvimento da América Latina. O AEC é uma organização sem fins lucrativos com a missão de 
articular empresas e influenciar suas práticas de cidadania empresarial no ambiente de negócios para contribuir com o desenvolvimento sustentável de PE . Reunindo uma rede local com mais de 70 empresas associadas, o Ação junto com outros 13 núcleos estaduais compõe a Rede Nacional de Ação de Cidadania Empresarial – ACE.

O Ação Empresarial pela Cidadania foi formalizado como organização da sociedade civil, em 2001, numa Assembléia Constituinte que congregou 23 sócios fundadores, representantes do setor empresarial e da sociedade civil organizada. Já em 2003, recebeu o certificado de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Ao longo destes anos, o AEC vem desenvolvendo um conjunto integrado de ações de mobilização, apoio, capacitação e articulação. Atividades que possibilitaram o despertar de empresas e empresários para a gestão dos negócios articulada à promoção do bem-estar social. O engajamento das empresas em ações transformadoras nas comunidades em situação de risco social, por meio do investimento voluntário de recursos e pessoas em projetos desenvolvidos por elas próprias, por organizações sociais ou pelo governo, também tem sido um foco de ação do Instituto.

Entre os diversos projetos e produtos desenvolvidos desde 2001 estão o Ação em Debate, o Site e o Informe Ação, o programa IntegrAção, o Calendário da Cidadania, o Curso Projeto Social, a Jornada de Aprendizagem, o programa Lidera e a Central do Conhecimento.

O Instituto também realizou projetos em parceria com outras organizações e empresas, como a Aliança Empresarial pelo Nordeste (AENE), o Prêmio Cidadania S.A. e o Projeto Parcerias para o Desenvolvimento Solidário do Nordeste.

Hoje, o Instituto conta com um grupo com mais de 70 empresas associadas e muitas parcerias anuais, se firmando como entidade referencial no Estado. Vem agregando, portanto, parceiros que consideram fundamentais a contribuição das empresas, através da Responsabilidade Social, para a eqüidade social e o desenvolvimento sustentável em Pernambuco.

Confira a apresentação do Perfil Institucional do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania.

Cronologia

1999 - 2001: Projeto LIP Brasil (F. K. Kellogg)
Início do movimento em PE
Constituição Jurídica (2001)
 
2002: Titularidade de OSCIP
Boletim Eletrônico e Site
 
2003: Debate mensal sobre Indicadores de RSE
Parceria - Federação das Indústrias
 
2004: Articulação Regional pela Juventude
Projeto Nossa Escola – Fiepe
 
2005: Jornada de Aprendizagem
Congresso Regional sobre Empresas, Juventude e Trabalho
 
2006: Campanha Institucional Ano 5
Início do Programa LIDERA
 
2007: Ênfase no Desenvolvimento Organizacional
Mudanças na Governança
 
2008: Sede Própria
Início do Movimento Observatório do Recife

Plano4

Rua Dona Maria César, 170, Sala 102-D, Edf. Luciano Costa - Bairro do Recife | CEP 50030-140

(81)3424 9282 cidadania@acaoempresarial.org.br