Ação Empresarial pela Cidadania - PE

Perguntas e Respostas

1. O que é o AEC ?
O Instituto Ação Empresarial pela Cidadania – Pernambuco é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que tem como missão mobilizar e apoiar o empresariado para investir em práticas socialmente responsáveis que contribuam para a equidade social e o desenvolvimento sustentáve do Estado.

2. Quem faz o AEC ?
O AEC é uma Rede de associados composta por empresas, entidades de classe e pessoas físicas. O Instituto Ação Empresarial conta a contribuição voluntária de 21 Conselheiros e 4 Diretores além de uma equipe executiva formada por uma Superintendência, uma Coordenação de Mobilização Social, uma Coordenação de Desenvolvimento de Empresas, Comunicação e Marketing e uma Assessoria Administrativo-Financeira, desenvolve projetos, acompanha as empresas associadas no desenvolvimento de atividades que visam a prática responsável, realiza reuniões de integração, Rodadas de Gestão, informativos  e outras atividades  que você pode conhecer na seção Serviços do site.
 
3. Quem pode se associar ao AEC?
Formado por uma Rede de associados composta por empresas, entidades de classe e pessoa física, o Instituto Ação Empresarial pela Cidadania promove a articulação entre os seus associados que podem ser empresas, profissionais liberais e Sindicatos interessados em promover o movimento de Responsabilidade Social Empresarial em Pernambuco.
 
4. Quais as vantagens de me associar ao AEC?
A empresa associada, além de participar de uma rede de empresas articulada com diferentes setores da sociedade, poderá usufruir de informativos eletrônicos, site institucional, seminários, palestras em eventos, publicações, prêmios, visitas a empresas e projetos sociais, Divulgação das ações da empresas, prioridade de participação em diversos projetos. Além dos cursos, capacitações e oficinas que contribuem para a formação da responsabilidade social na empresa.
 
5. Qual o custo para se associar ao AEC?
Os associados ao EAC - PE, de acordo com o seu perfil, podem contribuir de diversas formas. As empresas contribuem com um valor que varia de acordo com o seu faturamento. Esse é definido de forma a não onerar as empresas e a contribuir para a sustentabilidade das atividades do Instituto
 
6. Como uma empresa pode ser socialmente responsável?
Uma empresa é socialmente responsável quando sua gestão se define pela relação ética e transparente com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
 
7. Qual é a diferença entre Responsabilidade Social e Investimento Social?
Responsabilidade Social é a forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento sustentável. O Investimento Social Privado ou Externo (ISE) é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
                                                                                                                               
8. Filantropia é uma espécie de ação social?
Sim. São ações emergenciais e pontuais que atuam no efeito e não na causa da problemática e, portanto, não contribuem para a transformação da sociedade. 






Conheça

Informe-se também sobre nossos serviços e associados.

Associados

Lidera

Base

Plano4

Rua Dona Maria César, 170, Sala 102-D, Edf. Luciano Costa - Bairro do Recife | CEP 50030-140

(81)3424 9282 cidadania@acaoempresarial.org.br